Belém/pa- TRASLADO DA IMAGEM PEREGRINA DÁ INÍCIO AS ROMARIAS DO CÍRIO



Trecho de 55 quilômetros deve ser percorrido em até 12h.
Romaria saiu da Basílica Santuário rumo a Ananindeua às 8h30.

Do G1 PA
Traslado para Ananindeua é a primeira e mais longa das 11 romarias do Círio de Nazaré. (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)Traslado para Ananindeua é a primeira e mais longa das 11 romarias do Círio de Nazaré. (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)
A primeira romaria do Círio de Nazaré ocorre nesta sexta-feira (11), com saída da Basílica Santuário de Nazaré rumo à Região Metropolitana Belém. O Traslado para Ananindeua e Marituba é a mais longa das 11 romarias da festividade. Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, a Imagem Peregrina percorre 55 km em carro aberto e é saudada por devotos por onde passa. A romaria saiu às 8h30 e deve durar cerca de 12h.
Antes da romaria, o arcebispo auxiliar de Belém, Dom Teodoro Tavares, presidiu a Missa do Traslado na Basílica Santuário de Nazaré. Este ano, a Diretoria da Festa antecipou a saída do Traslado. “Com esta medida, nós cumpriremos o percurso mais cedo também. Fizemos alguns ajustes no retorno de Marituba e acredito que poderemos completar os 55 quilômetros antes das 20h30”, afirma Carlos Augusto Nobre, diretor de procissões do Círio 2013.
Percurso
O percurso inicia na Basílica Santuário e passa pelas avenidas Nazaré; Magalhães Barata, sendo a primeira parada em frente ao Hospital Ophir Loyola; Almirante Barroso e BR-316. Depois, segue pelos bairros Cidade Nova, Paar e Icuí, em Ananindeua. Logo após, a Imagem Peregrina segue para Marituba, retornando até chegar a Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua. No percurso estão previstas 40 paradas.
Após passar a noite em vigília, na manhã de sábado, 12, a Imagem Peregrina é levada pelos devotos na Romaria Rodoviária, a segunda procissão da festividade, até o trapiche do distrito de Icoaraci, para a terceira procissão, o Círio Fluvial.
História
A Diretoria da Festa de Nazaré realizou o primeiro Traslado para Ananindeua em 1992, durante o Círio de número 200. Já em carro aberto, o percurso só foi realizado em 1997, no momento em que foi utilizado o “cibório”, uma cúpula sustentada por quatro colunas lisas e retorcidas. Para prevenir contra a ação do vento e da chuva, em 1999, o cibório foi substituído por uma réplica da Berlinda, em tamanho menor.
Círio de Nazaré
É uma das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de 2 milhões de romeiros em uma caminhada pelas ruas de Belém,  em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré em um percurso é de 3,6 quilômetros, que já chegou a ser percorrido em 9h15, como no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.
A berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à padroeira. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.