Curioso- VEJA COMO O "JEITINHO BRASILEIRO" FAZ PARA DRIBLAR A PARALISAÇÃO BANCÁRIA

CURIOSO

Greve dos bancários chega ao 20º dia; veja como driblar a paralisação 
Publicidade
DE SÃO PAULO
Ouvir o texto
FolhainvestA greve dos bancários chegou ao 20º dia nesta terça-feira (8). Ontem, cerca de 1.000 pessoas votaram pela rejeição da proposta feita pela Fenaban (sindicato patronal) de reajuste salarial de 7,1%, ou seja, aproximadamente 1% de aumento real, segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
De acordo com a assessoria de imprensa da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), a greve está mantida e a categoria se reunirá novamente em assembleia apenas quando uma nova proposta for apresentada pela Fenaban.
Veja quais canais estão disponíveis para cada tipo de serviço bancário
Confira as principais notícias do mercado financeiro no liveblog do Folhainvest
Durante todo o período de greve, o autoatendimento nos caixas eletrônicos continua funcionando normalmente.
Ontem, de acordo com o Comando Nacional dos Bancários, foram fechadas 11.717 agências e centros administrativos de bancos privados e públicos em todos os 26 Estados e no Distrito Federal --o que representa um crescimento do movimento de 90,6% em relação ao primeiro dia, quando 6.145 estabelecimentos financeiros foram parados.
Segundo o Banco Central, o Brasil possui 22.630 agências em funcionamento atualmente.
REIVINDICAÇÕES
Os bancários reivindicam, principalmente, reajuste salarial de 11,93% --sendo 5% de aumento real, maior participação sobre lucros e resultados e fim das exigências de mínimo de venda de produtos do banco por seus funcionários.
Eles pedem também um piso salarial de R$ 2.860,21.
VEJA OS CANAIS ALTERNATIVOS

CANAL DE ATENDIMENTO
OPERAÇÃO BANCÁRIACaixa Eletrônico**Caixa Eletrônico 24 HORASINTERNETAPP CELULARTELEFONECORRESPONDENTE
Pagamentos*SimSimSimSimSimSim
Saques Conta Corrente / PoupançaSimSimNãoNãoNãoNão
Consulta a Saldo / ExtratoSimSimSimSimSimNão
DepósitosSimNãoNãoNãoNãoSim
TransferênciasSimSimSimSimSimNão
Contratações**SimSimSimSimSimNão
Recebimento de BenefíciosSimNãoNãoNãoNãoSim
Talões de ChequeSimNãoSimNãoSimNão
Bloqueio / Desbloqueio de CartõesSimNãoSimNãoSimSim
InvestimentosSimNãoSimSimSimNão
Recarga de CelularSimSimSimSimNãoSim
* Pagamentos de contas e tributos a vencer. Pagamentos em atraso deverão ser efetuados no banco emissor do título, ou conforme orientação de cobrança.
** Contratação de produtos, serviços e linhas de crédito. Disponível conforme linha de produtos e serviços de cada banco.
Fonte: Febraban
DICAS PARA O CONSUMIDOR
De acordo com o Procon-SP, diante de um cenário de greve, as empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento. Se o fornecedor se recusar a disponibilizar uma alternativa, o cliente deve documentar sua tentativa e registrar uma reclamação junto ao Procon.
COMPROVANTES
O cliente deve guardar os comprovantes, tanto os que indicam que ele buscou o credor para solicitar outra forma de pagamento, quando os comprovantes de pagamento feitos por outros canais, como internet e telefone.
"No caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo", diz o Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor).
ÁGUA, LUZ E TELEFONE
As contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nas agências bancárias. É possível quitar em casas lotéricas e em alguns supermercados.
CONTAS EM ATRASO
Para quem tem conta como luz, água, telefone, gás em atraso, a orientação é fazer o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco (internet, telefone, corresponde bancário).
As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.
No caso dos títulos de cobrança --condomínio, escola, academia, financiamentos-- a orientação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é pedir ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou fazer o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA).
O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente.
Caso o boleto seja do próprio banco e a agência estiver fechada, o pagamento pode ser feito no site do banco. Lá, é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas.
Basta acessar o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida inserir a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento.
Com o boleto atualizado, é possível pagá-lo pelos canais alternativos do banco.
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.