Brasil encara Croácia, México e Camarões; finalistas de 2010 à vista
Seleção estreia contra os croatas no dia 12 de junho, em São Paulo. Na próxima fase, pode pegar Espanha ou Holanda. Grupo da Morte tem Itália, Uruguai e Inglaterra
saiba mais
A estreia do Brasil será no dia 12 de junho, em São Paulo, contra a Croácia, na abertura da Copa do Mundo. Depois, a Seleção viaja para Fortaleza encarar o México no dia 17 e, por fim, fecha sua participação na fase de grupos contra Camarões, em Brasília, no dia 23. - Fotos: Elite do futebol se reúne para o sorteio da Copa do Mundo
- Dilma pede silêncio por Nelson Mandela e afirma: ‘Será a Copa das Copas’
- TABELA: confira os grupos, todos os jogos da primeira fase e simule os resultados
- Carrasco do Brasil fora das Copas, México busca reconstrução após vaga
- 'Grupo da Morte' tem três campeões mundiais: Uruguai, Itália e Inglaterra
Todos os rivais brasileiros na fase de grupos já enfrentaram a Seleção em Copas. Os croatas foram os adversários na estreia em 2006, quando o Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Kaká. O México, embora tenha se tornado carrasco recente - o último triunfo expressivo foi na final dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 - perdeu os três jogos contra a Seleção em Mundiais: 4 a 0 em 1950, 5 a 0 em 1954 e 2 a 0 em 1962. Por fim, Camarões foi derrotado por 3 a 0 na Copa de 1994.
Todos os grupos da primeira fase da Copa do Mundo (Foto: arte esporte)
ITÁLIA, URUGUAI E INGLATERRA NO GRUPO DA MORTE
Se a seleção brasileira teve a sorte de fugir de um campeão mundial na primeira fase, três deles não tiveram a mesma forte: Uruguai, Itália e Inglaterra caíram no Grupo D, junto com a Costa Rica, e compõem o "grupo da morte" desta Copa do Mundo.Outra chave complicada é a G, na qual Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos se enfrentam.
ARGENTINA E FRANÇA TÊM CAMINHO ACESSÍVEL
Por outro lado, outras seleções tiveram um caminho mais acessível. A Argentina caiu no Grupo F, com Bósnia, Irã e Nigéria. A França está no E, ao lado de Suíça, Equador e Honduras.
Por fim, Colômbia e Bélgica, duas das cabeças de chave menos cotadas, também conseguiram chaves relativamente tranquilas. Os sul-americanos estão no Grupo C, com Grécia, Costa do Marfim e Japão, enquanto os belgas pegam Argélia, Rússia e Coreia do Sul.
Cafu participa do Sorteio Final da Copa do Mundo (Foto: Reuters)
HOMENAGEM A MANDELA ANTECEDE SORTEIO
Antes dos grupos serem conhecidos, a cerimônia começou com um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, morto na quinta-feira. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o mandatário da Fifa, Joseph Blatter, discursaram. Houve ainda shows de Alcione, Emicida, Vanessa da Matta, Alexandre Pires e uma apresentação da Companhia de Dança Deborah Colker. Após o sorteio, a cantora Margareth Menezes encerrou a cerimônia.
- Eu acho que a Copa no Brasil tem um significado especial, porque, no Brasil, o futebol está em casa. O Brasil, como todos sabem, é o país do futebol. Ele está no coração de todos os brasileiros. Essa será a Copa das Copas, uma Copa para ninguém esquecer. Pela primeira vez, estarão reunidos na Copa todas as seleções campeãs, junto com times dos cinco continentes - disse Dilma.
Dilma e Blatter se cumprimentam na abertura do sorteio (Foto: AFP)
Blatter, por sua vez, em referência indireta aos protestos vistos durante a Copa das Confederações, pediu para que os brasileiros se unissem no Mundial.
- O futebol é para fazer conexões e construir pontes. Pelo futebol, apelo à população do Brasil: através dessa Copa, unam-se. É para vocês, mas para todos os torcedores do mundo. É uma grande festa da Fifa para todo o Brasil. Será uma grande Copa. Naturalmente, será a maior de todos os tempos. Aproveitem o futebol e a vida - rogou Blatter.
0 comentários:
Postar um comentário
Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.