Compacto parte de R$ 26.900 (duas portas) e R$ 28.900 (quatro).
Versão quatro portas será a primeira a chegar, ainda neste mês.
Take Up! 2 portas - R$ 26.900
Take Up! 4 portas - R$ 28.900
Move Up! 2 portas - R$ 28.300
Move Up! 4 portas - R$ 30.300
High Up! - R$ 34.990
Black Up!, Red Up!, White Up! - R$ 39.390
Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)
Take Up! - sem conta-giros
2 portas: R$ 26.900
4 portas: R$ 28.900
Versão de entrada traz freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e alerta de frenagem de emergência (ESS), fixação da cadeirinha de criança com sistema Isofix (mais fácil que os dos cintos), banco do motorista com ajuste de altura (milimétrico, segundo a VW), apoios de cabeça traseiros, alerta sonoro de faróis acesos, console central com porta-copo, banco traseiro rebatível, lavador, limpador e desembaçador traseiro, tampa do porta-malas com abertura elétrica e rodas de 13 polegadas.
Ar-condicionado (e ar quente), rodas aro 14, alto-falantes, sistema de som e travas e vidros elétricos podem ser adquiridos como opcionais.
Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)
Move Up! - a que mais deverá vender2 portas: R$ 28.300
4 portas: R$ 30.300
Tida pela montadora como a que deverá liderar as vendas do modelo, a opção intermediária soma itens como painel de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa; computador de bordo com dez funções, divisão de compartimentos no porta-malas (sistema s.a.v.e.), bancos traseiros com três apoios de cabeça, faróis com máscara escurecida, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, antena no teto e acabamento interno mais refinado. As rodas passam a ser de 14 polegadas, enquanto os pneus são trocados por um conjunto com menos resistência ao rolamento, mais econômico.
Ar-condicionado, chave “canivete”, vidros, travas e retrovisores elétricos e revestimento dos bancos em couro sintético são opcionais.
High up! - com direção elétrica, mas ainda sem ar
R$ 34.990
É incrementada com rodas aro 15 e faróis e lanterna de neblina, além de bancos com revestimento em couro sintético, volante com apliques em preto brilhante e acabamento do painel em cinco opções de cores, chave “canivete”, direção com assistência eletromecânica, trava, retrovisores e vidros (dianteiros) elétricos; e sensor de estacionamento.
Incrivelmente, ar-condicionado e aquecimento seguem como opcionais (assim como revestimento dos bancos em couro sintético e sistema de navegação e entretenimento).
Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)
Black Up!, White Up! e Red Up! - as que serão mais carasR$ 39.390
Enfim, ar-condicionado e aquecimento de série. Revestimento dos bancos em couro sintético e sistema de navegação e entretenimento são os únicos opcionais.
No exterior, essa versão se difere nos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect", soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e rodas de 15 polegadas com design exclusivo (o fundo da parte central é pintado conforme o nome da versão).
O Up! quatro portas chega às lojas primeiro, no fim do mês. O duas portas, daqui a 3 meses. Todas as 6 versões têm motor 1.0 de 3 cilindros (que estreou no Fox Bluemotion, que não é sucesso de vendas) e sistema de partida a frio sem tanquinho (E-flex).
O moderno bloco, alinhado ao modelo europeu, rende 75 cavalos de potência com gasolina e 82 cv com álcool. O câmbio é manual, de cinco marchas – o automatizado I-Motion virá posteriormente.
Os concorrentes
Os principais concorrentes do Up! serão o próprio Gol, Fiat Uno e o Palio, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Sandero, Toyota Etios e o novo Ka, que será lançado ainda neste ano pela Ford.
De série, o Up! tem freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e alerta de frenagem de emergência (ESS), fixação da cadeirinha de criança com sistema Isofix (mais fácil que o de cintos), banco do motorista com ajuste de altura (milimétrico, segundo a VW), apoios de cabeça traseiros, alerta sonoro de faróis acesos, desembaçador traseiro, tampa do porta-malas com abertura elétrica e rodas de 13 polegadas.
Compare os preços iniciais do Up! com os dos principais concorrentes:
Chevrolet Celta 1.0
A partir de R$ 25.990 (duas portas)
De série: conta-giros, aviso sonoro de faróis ligados, para-choque na cor do veículo, espelho de cortesia, rodas aro 13.
Chevrolet Onix 1.0
A partir de R$ 32.290 (quatro portas)
De série: direção hidráulica, freios ABS com distribuição eletrônica, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas aro 14, banco do motorista com ajuste de altura.
Fiat Uno
A partir de R$ 25.190 (duas portas)
e R$ 27.190 (quatro portas)
De série: apoios de cabeça traseiros (2); espelho de cortesia; freios ABS com EBD; para-choques na cor do veículo; vidros verdes, rodas de aro 13.
Fiat Palio Fire (1.0)
A partir de R$ 24.190 (duas portas)
e R$ 26.190 (quatro portas)
De série: apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura; hodômetro digital; espelho de cortesia; freios ABS com EBD; para-choques na cor do veículo; vidros verdes, rodas de aro 13.
Hyundai HB20
A partir de R$ 34.615 (quatro portas)
De série: faróis com máscara negra, spoiler, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, computador de bordo e ajuste de altura para o banco do motorista, rodas aro 14.
Nissan March 1.0
A partir de R$ 27.990 (quatro portas)
De série: ar quente, conta-giros, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, espelho de cortesia, abertura interna da tampa de combustível, rodas aro 13.
Renault Clio (1.0)
A partir de R$ 24.450 (duas portas)
De série: conta-giros, para-choque na cor do veículo, rodas aro 13.
A partir de R$ 25.450 (quatro portas)
De série: itens anteriores mais aviso sonoro de luz acesa, computador de bordo.
Renault Sandero 1.0
A partir de R$ 28.690 (quatro portas)
De série: ar quente, desembaçador traseiro, indicador do reservatório de combustível da partida a frio, apoios de cabeça reguláveis no banco traseiro (2), vidros verdes, rodas aro 14, abertura interna da tampa de combustível, protetor do cárter, faróis e lanternas com máscara negra.
Volkswagen Gol 1.0
A partir de R$ 31.040 (duas portas)
De série: direção hidráulica, vidro elétrico dianteiro, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica), 2 apoios de cabeça atrás, ajuste de altura no banco do motorista, abertura elétrica do porta-malas, espelho de cortesia, conta-giros, rodas aro 14.
Toyota Etios (1.3)
A partir de R$ 36.790 (quatro portas)
De série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica), maçanetas na cor do veículo, espelho de cortesia, rodas aro 14.
Performance e consumo
A Volkswagen informa que o Up! vai de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos com gasolina e em 12,4 segundos com etanol, informa a montadora Segundo o Inmetro, o modelo tem médias baixas de consumo: utilizando somente etanol, faz 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.
Quando abastecido somente com gasolina, o rendimento é de 13,2 km/l na cidade e de 14,3 km/l na estrada. Segundo a Volkswagen, o Up! é quase um "Bluemotion", designação usada pela marca para sua série de veículos com tecnologias ligadas à economia de combustível. Os pneus chamados de "verdes", com baixo coeficiente de arrasto (diminuição do atrito para tornar o carro mais econômico), estão presentes a partir da versão Move Up!
Up! brasileiro é maior
Para se adequar à realidade brasileira, o Up! passou por um longo processo de alterações que levou cerca de quatro anos, desde os primeiros rascunhos até o início da produção, que já está ocorrendo na fábrica da empresa em Taubaté (SP). Foram cerca de dois anos para definir o desenho e mais dois para o desenvolvimento do ferramental de produção.
"Tivemos de aumentar o porta-malas, o Brasil precisa disso", explica o chefe do desenvolvimento do Up! no país, José Loureiro.
A fábrica receberá um investimento de R$1,2 bilhão para modernizar a linha de montagem para o Up! Entre as inovações, estão duas novas linhas de prensas, 296 robôs de última geração na área de armação (onde peças são unidas, formando as carrocerias), uma nova unidade de pintura que alia equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, implantação de 25 novos conjuntos de equipamentos na montagem final, novos equipamentos de alta precisão para aferição dos veículos e certificação dos padrões de qualidade, além da construção de três centros de treinamento.
Para obter esse espaço maior de carga, o comprimento do veículo foi aumentado em 65 milímetros frente ao Up! europeu, chegando a 3,6 metros de comprimento. Internamente, o porta-malas também precisou ser reestruturado para comportar um estepe com roda normal – na Europa, ficam disponíveis apenas o kit de reparo e bomba de enchimento.
Na traseira, a tampa foi redesenhada para o Brasil, abandonando o modelo envidraçado usado na Europa, para se tornar de lataria convencional. "A tampa traseira foi modificada para diminuir o custo de reparo, mas também não é igual à do Skoda, é exclusiva para o mercado brasileiro", afirma Loureiro, em referência ao Citigo, modelo da marca tcheca que faz parte do grupo Volkswagen e tem mesma base do Up!.
Apesar das diferenças, o Up! brasileiro conseguiu manter o conjunto compacto e leve do carro vendido lá fora. Com peso total de 910 kg, tem entre-eixos de 2,24 metros, 1,54 de altura e 1,50 metro de altura. Para encarar um piso mais irregular por aqui, o modelo ganhou suspensões 20 mm maiores e pneus 6 mm mais altos, resultando em 1,50 metro de altura, 26 mm a mais que a versão vendida no exterior.
Outra novidade exclusiva para o Brasil foi o aumento do tanque de combustível, que passou de 35 litros para 50 litros, alteração feita devido à pior qualidade do combustível nacional, que gasta mais.
Além disso, o carro possui espaço interno interessante para seu tamanho. Apesar de pequeno, pode levar quatro pessoas com conforto e cinco um pouco apertadas, dependendo do tamanho dos ocupantes.
Apesar do conjunto compacto, o Up! foi considerado seguro em sua primeira avaliação (assista no vídeo ao lado). Antes mesmo do lançamento, o hatch foi avaliado pelo Latin NCap e recebeu nota máxima, de 5 estrelas, para proteção de adultos, e 4 estrelas para crianças, ficando com a melhor nota para um veículo feito no Brasil até então.
De acordo com a montadora, o uso de aço de alta resistência em partes do chassi, como na coluna B, que fica na metade lateral do carro, fez o Up! alcançar bons resultados. Pontos também foram obtidos pelo sistema de freios ABS, que também incorpora distribuição de frenagem e sistema de alerta de luzes na traseira, quando for feita uma frenagem brusca, para evitar colisão traseira.
Produção do Up! em Taubaté (Foto: Divulgação)
Conserto e seguroEmbora chegue ao mercado brasileiro com a promessa de ser o modelo mais avançado tecnologicamente da categoria, o Up! é dono do menor índice de reparabilidade, segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). Isso significa, na prática, que o novo compacto terá menos custo de conserto – e que este será realizado em menos tempo.
De acordo com a entidade, o Up! obteve classificação 11 no CAR Group – em uma escala que vai de 10 a 60, sendo a menor pontuação sinônimo de melhor reparabilidade – e, assim, se saiu melhor que todos os carros já avaliados pelo Cesvi, incluindo outras categorias. Consequentemente, o valor do seguro do Up! tende a ser mais barato, já que as seguradoras usam a classificação do Cesvi para compor a apólice, entre outros fatores.
Treinamento da rede
A importância que a Volkswagen dá ao seu lançamento é refletida no treinamento de vendas que faz entre os concessionários – que, segundo ela, é o maior da história da montadora no Brasil.
"A estratégia inédita reúne um número recorde de 3.620 vendedores e gerentes", informa a empresa, que diz investir R$ 20 milhões na abertura de oito centros de treinamentos no país. Já foram inaugurados os de São Paulo, Goiânia, São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre e Curitiba. Os do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e do Recife serão abertos até março.
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