Realidade- O lado negro do chocolate


Realidade- O lado negro do chocolate
Você gosta de chocolate? Sabe de onde vem o cacau de que ele é feito? Pois bem, este é o documentário de 2010 chamado "The Dark Side of Chocolate" (O Lado Negro do Chocolate) que mostra acusações de organizações como a Nestlé de acobertar o tráfico de crianças e ainda usar trabalho infantil nos cacauzais.
Através de câmeras escondidas e identidades falsas, a equipe da produção deste documentário resolveu então investigar mais a fundo o caso. A descoberta mostrou que as crianças das plantações da Costa do Marfim têm geralmente entre 12 a 15 anos de idade, onde carregam cargas pesadas e comumente são expostas a pesticidas, que com o passar do tempo, mostram os seus efeitos após 20 a 30 anos.
A logística mostra que as crianças são traficadas geralmente de áreas rurais, onde os traficantes as levam à fronteira de ônibus. Após isso, usam mototaxistas para levar elas pela fronteira do país. Além disso, o documentário explica que 42% da produção mundial de cacau vêm da Costa do Marfim, e juntas, essas grandes empresas como Nestlé, Cargill e ADM compram quase toda essa produção. 
Apesar de nenhuma das empresas quererem assumir as responsabilidades por tais condições, elas alegam não ter controle direto sobre o cultivo de cacau e as práticas laborais. Diante disso, surgem as questões: O que será que as empresas de chocolate estão fazendo para combater o problema? Será que é incentivando a criar "virais" como, por exemplo, com o Amauri Jr cantando rap para a Negresco para encobrir esse pequeno detalhe? Onde estaria a ética e a transparência com os seus consumidores? Seria aquela Lei de Gerson em querer levar vantagem em tudo? Confira também a parte 2 e a parte 3 do documentário.
 http://www.comunique9.com.br/
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.