Fox ganha 'cara' de Golf, e Saveiro passa a ter cabine dupla; veja preços

Novo Volkswagen Fox (Foto: Divulgação)

Fox ganha 'cara' de Golf, e Saveiro passa a ter cabine dupla; veja preços

Hatch parte de R$ 35.900 na linha 2015; veja antes/depois.
Versão mais cara, de R$ 48,4 mil, tem novo motor 1.6.

Peter Fussy Do G1, em São Paulo
A Volkswagen apresenta nesta segunda-feira (18) a reestilização do Fox, que agora tem visual inspirado pelo Golf, e a versão cabine dupla da Saveiro, que disputará o segmento de picapes para família com lugar para cinco pessoas. O compacto começa a ser vendido nos próximos dias como ano 2015, enquanto a Saveiro maior chega às concessionárias em setembro. O hatch parte de R$ 35.900 (o anterior custava a partir de R$ 35.070) e a versão mais cara custa R$ 48,4 mil.
A Saveiro com cabina dupla começa em R$ 47,5 mil e chega a quase R$ 60 mil.
VEJA VERSÕES E PREÇOS DO FOX:
Haverá seis delas, três com motor 1.0 e três com 1.6. Todas têm vidros dianteiros elétricos e direção elétrica, mas o ar-condicionado só é de série na mais cara, Highline 1.6. Nas demais, é opcional e custa R$ 3 mil.
Veja o que cada versão contém e, ao fim da lista, os preços dos opcionais.
Volkswagen Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)
- Fox Trendline 1.0
(motor com 4 cilindros e 76 cv)
:
R$ 35.900
Itens de série: vidros dianteiros elétricos, direção com assistência elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de abertura elétrica do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen.
Além disso, há faróis duplos com máscara escurecida, indicador de troca de marcha, lavador, limpador e desembaçador traseiros, travamento elétrico das portas e porta-malas (sem controle remoto), 4 alto-falantes e 2 tweeters, chave tipo canivete, rodas de 15 polegadas com calotas, freios a disco na dianteira e a tambor na traseira.
Volkswagen Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)Lanterna a la Golf (Foto: Caio Kenji/G1)
- Fox Comfortline 1.0
(4 cilindros e 76 cv)
: R$ 38.190
Itens de série: todos da versão Trendline, mais aquecimento, computador de bordo com 9 funções, aerofólio traseiro na cor do veículo, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, espelhos eletricamente ajustáveis com função “tilt down” (ao engatar a ré, o retrovisor do lado do passageiro vira para baixo).
Há ainda faróis e lanterna de neblina, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e auxiliar, e vidro traseiro elétrico.
Volkswagen Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)Volkswagen Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)
- Fox Bluemotion 1.0
(3 cilindros e 82 cv)
- R$ 37.690
Itens de série: todos da versão Trendline, mais sistema de partido a frio sem “tanquinho”, computador de bordo com 9 funções, aerofólio traseiro na cor do veículo, grade dianteira aerodinâmica, e rodas de 14 polegadas em vez de 15.
- Fox Trendline 1.6
(4 cilindros e 104 cv):
R$ 39.800
Itens de série: os mesmos do Trendline 1.0.
- Fox Comfortline 1.6
(4 cilindros e 104 cv)
- R$ 41.490
Itens de série: todos da versão Comfortline 1.0 e opção de câmbio i-Motion (quando o preço sobe para R$ 44.590).
Volkswagen Fox (Foto: Caio Kenji/G1)Versão mais cara, Highline, tem faróis de neblina
(Foto: Caio Kenji/G1)
- Fox Highline 1.6
(4 cilindros e 120 cv)
- R$ 48.490
Esta é a versão com o motor mais moderno da marca, e também mais potente, e a única com câmbio manual de seis marchas. Com câmbio automatizado I-motion, o valor sobe para R$ 51.790.
Outros itens de série: todos da versão Comfortline, mais sistema de partido a frio sem “tanquinho”, computador de bordo com 9 funções, aerofólio traseiro na cor do veículo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de alarme com comando remoto, controle de tração (M-ABS), ar-condicionado, banco corrediço e rebatível, chave com controle remoto, lanterna de neblina, pedais do freio e acelerador com apliques em alumínio, ponteira dupla de escapamento, rodas de liga leve aro 15, tampa do porta-malas com abertura por controle remoto, volante multifuncional revestido em couro com comandos do sistema de som.
Preços dos opcionais:
- ar quente - R$ 500
- ar-condicionado - R$ 3.040
- bancos em couro - R$ 670
- faróis de neblina - R$ 460
- rodas de liga leve de 15 polegadas - R$ 1.210
- rodas de liga leve de 16 polegadas - R$ 1.400
- sensor de estacionamento - R$ 720
- sistema de som com GPS integrado - R$ 3.050
- voltante multifuncional + sistema de som + computador de bordo - R$ 1.300
- teto solar - R$ 2.470


Volkswagen Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)Volante com controles é de série na Highline e
opcional nas demais versões (Foto: Caio Kenji/G1)
O que mudou no Fox?
Lançado em 2003, o Fox entrou nesta geração em 2009, quando foi feita a última grande mudança. Agora, o compacto é o primeiro carro nacional da Volkswagen a ter as linhas globais de design, ressaltadas pelo capô mais baixo, grade frontal mais fina e farol mais largo, com parábolas retangulares.
Na traseira, as lanternas agora se dividem entre a lateral e a tampa do porta-malas, característica de modelos superiores da marca, como Jetta e Passat. Mas a base é a mesma do Fox anterior, com 2,47 metros de entre-eixos.
O interior não passou por grande reformulação, mas aparece com novas saídas de ar e opção de volante multifuncional como o do Golf, que será de série no Highline, mas também pode ser incluído como opcional nas demais versões. De maneira geral, o acabamento interno melhorou e ficou próximo do Polo, que parece perder cada vez mais espaço para o compacto brasileiro – a Volkswagen não confirma que ele sairá de linha.
Motor mais moderno
Na parte mecânica, as principais novidades são o motor 1.6 litro MSI, da mesma família do três cilindros que equipa o Up!, e uma nova transmissão de seis marchas. O motor, que estreou neste ano no Gol Rallye e na Saveiro Cross, gera até 120 cavalos de potência (abastecido com etanol) e acelera o Fox de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos, mais precisamente 9,8 segundos, segundo a fabricante.
Volkswagen Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)Volkswagen Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)
De acordo com Kai Hohmann, gerente de engenharia da Volkswagen, a sexta marcha ajuda a reduzir o consumo de combustível, já que pode andar em rotações mais baixas mesmo em alta velocidade – a 80 km/h o giro fica em 1.900 rotações por minuto, por exemplo.
Como as novidades sempre têm um preço alto, a combinação do motor 1.6 litro MSI com a nova transmissão só estará na configuração topo de linha (Highline).
O Fox ainda sairá da fábrica em São José dos Pinhais (PR) com os três propulsores atuais: 1.0 litro (4 cilindros e 76cv), 1.0 litro (3 cilindros e 82 cv, o mesmo do Up!) apenas na versão BlueMotion, e 1.6 litro (4 cilindros e 104 cv). Além disso, foram mantidas na linha as transmissões de cinco manual de velocidades e i-Motion (automatizada).
Volkswagen Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)Teto solar é opcional (Foto: Caio Kenji/G1)
Opcionais
Entre as novas tecnologias, o Fox contará agora com controle eletrônico de estabilidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de navegação embutido no painel e luz de conversão estática, que nada mais é do que acender automaticamente o farol de neblina para o lado que o motorista aplica a seta ou gira o volante. No entanto, estes itens estarão disponíveis apenas como opcionais, mesmo na versão “topo de linha”.
Entre outros opcionais, o Fox 2015 também pode ter teto solar, revestimento em tecido sintético que imita couro, piloto automático, retrovisor eletrocrômico (que reduz o brilho dos faróis na traseira), sensor de chuva e crepuscular e inéditas rodas de 16 polegadas.
Volkswagen Saveiro cabine dupla (Foto: Caio Kenji/G1)Saveiro cabine dupla na versão Cross, que é o foco da montadora (Foto: Caio Kenji/G1)
Saveiro cabine dupla
Parece apenas uma esticada, mas Volkswagen precisou desenvolver uma nova lateral e teto para dar uma cabine dupla à Saveiro. Segundo Guilherme Knop, supervisor de design, o “truque” para manter o caráter esportivo foi subir o teto em 40 milímetros sem mexer na linha lateral. Ou seja, de lado, a Saveiro com cabine dupla tem o mesmo visual da estendida, com o painel traseiro deslocado em 260 mm para trás.
A elevação do teto é imperceptível porque fica escondida pelo rack, que virou item de série em todas as versões da nova configuração.
Volkswagen Saveiro cabine dupla (Foto: Caio Kenji/G1)Saveiro promete levar 3 no banco de trás
(Foto: Caio Kenji/G1)
Como foco em pequenas famílias e jovens, a cabine dupla tem o objetivo de reduzir a distância para a Fiat Strada, atual líder do segmento com folga.
De janeiro a julho deste ano, a Strada teve 87,9 mil emplacamentos, ante 41,7 mil da Saveiro, conforme dados da Fenabrave, que reúne os concessionários.
No entanto, a picape da Volkswagen passa por um bom momento, com recorde de vendas em maio e julho.
Segundo a montadora alemã, o mercado de cabines duplas representa 28% do segmento para as picapes compactas. A cabine simples é a preferida por sua versatilidade no uso comercial, com 53%, e a cabine estendida responde por cerca de 19% das vendas. “Vamos entrar nestes 28% agora. Não tenho dúvida de que vamos morder um pedaço dos rivais”, disse Carlos Leite, gerente de produto e marketing para comerciais leves.
Volkswagen Saveiro cabine dupla (Foto: Caio Kenji/G1)Direção hidráulica é de série (Foto: Caio Kenji/G1)
Como diferencial, a Volkswagen aposta na certificação para cinco passageiros, ante quatro da Strada, além de direção hidráulica e freios a disco nas quatro rodas de série.
Enquanto a Fiat desenvolveu a terceira porta para entrar atrás, a marca alemã acredita que não foi preciso ir tão longe, já que o espaço com o rebatimento do banco é o mesmo do Gol. O comforto dos passageiros traseiros, no entanto, é restrito pelo espaço, assim como no concorrente.
Segundo a fabricante, o espaço para os ombros no banco traseiro é cerca de 10 milímetros menor que o Gol e o ângulo de inclinação do encosto traseiro é de 18 graus - 3 graus a mais que a Strada. Mesmo assim, o passageiro ainda é impossibilitado de se manter em uma posição menos ereta no banco de trás.
Para evitar a sensação de claustrofobia, o assento traseiro foi elevado em 95 milímetros em relação ao do motorista e está a 945 milímetros do teto. Vale destacar que a Volkswagen teve o cuidado de criar um habitáculo agradável aos passageiro, com apoios de braço, alto-falantes, um porta-copo de cada lado, tomada 12V e janela basculante.
Volkswagen Saveiro cabine dupla (Foto: Caio Kenji/G1)Versões mais simples não são mais o foco
da Volks com a Saveiro (Foto: Caio Kenji/G1)
A caçamba tem 1,1 metro de comprimento no assoalho e tem espaço para 580 litros de carga. Mesmo com estepe embaixo da parte traseira do veículo, o volume é 100 litros menor que a Strada.
Mas o volume não é tão importante, já que a aposta é mesmo no topo de linha “Cross”, voltada para perfis mais jovens e esportivos, que representa 32% das vendas no varejo da picape. Assim como o Fox, a empresa manteve duas opções de motores 1.6 litro para a Saveiro Cabine Dupla.
VEJA TODAS AS VERSÕES DA SAVEIRO CABINA DUPLA:
- Saveiro Trendline CD - R$ 47.490
Itens de série: freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), alerta de lanternas ligadas, banco do motorista com regulagem de altura, brake-light e iluminação da caçamba, conta-giros, chave canivete (sem controle remoto), desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, faróis duplos com máscara negra, freios a disco nas 4 rodas, grade na janela traseira, janelas basculantes para os passageiros traseiros, preparação para som, protetor de caçamba, rodas de 14 polegadas, tampa da caçamba com amortecedor e chave, vidros e travas elétricos
- Saveiro Highline CD - R$ 52.720
Itens de série: todos da versão Trendline, mais 4 alto-falantes e 2 tweeters, alarme keyless, ar-condicionado, chave com controle remoto, faróis de neblina, I-System, iluminação interna temporizada, peças internas pintadas ou cromadas, rádio com CD/MP3 e entradas USB e auxiliar, retrovisores externos elétricos com “tilt down”, rodas de 15 polegadas, volante multifuncional
- Saveiro Cross CD - R$ 59.990
Itens de série: todos da versão Highline, mais ABS com função off-road, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade, faróis auxiliares (neblina e milha), assistente de partida em rampa, molduras alargadas da caixa de roda, pedais em alumínio, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus para todos os terrenos.
VEJA O VOLKSWAGEN FOX ANTES E DEPOIS DAS MUDANÇAS:

Novo Volkswagen Fox (Foto: Caio Kenji/G1)Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)
Antigo Volkswagen Fox (Foto: Divulgação)Fox antigo (Foto: Divulgação)
Novo Volkswagen Fox (Foto: Caio Kenji/G1)Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)
Antigo Volkswagen Fox (Foto: Divulgação)Fox anterior (Foto: Divulgação)
Novo Volkswagen Fox (Foto: Divulgação)Fox 2015 (Foto: Divulgação)
Antigo Volkswagen Fox (Foto: Divulgação)Fox anterior (Foto: Divulgação)

Volkswagen Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1) Fox 2015 (Foto: Caio Kenji/G1)

Volkswagen Fox antigo (Foto: Divulgação)Fox antigo (Foto: Divulgação)
Auto Esporte
 http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/08/fox-ganha-cara-de-golf-e-saveiro-tera-versao-cabine-dupla.html
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About Pedro Fernandes

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