Mulher- PARÁ É O SEGUNDO ESTADO COM MAIOR ÍNDICE DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


No primerio semestre de 2012, foram registrados 47.555 casos no estado.
Ocorrência aumentou 20% em relação ao ano passado.

Do G1 Pará
Registros de denúncias de agressões contra mulher no Pará aumentou 20% em 2012. (Foto: Lais Teixeira/O Liberal)
Ddenúncias de agressões contra mulher no Pará aumentou 20% em 2012. (Foto: Lais Teixeira/O Liberal)
 
O Pará é o segundo estado brasileiro com mais casos de violência contra a mulher, segundo dados do Ligue 180, serviço do governo federal de atendimento à mulher.
De acordo com do Disque 180, no primeiro semestre deste ano foram registradas 47.555 situações que envolveram agressões contra as mulheres, a maioria cometida pelos parceiros e cônjuges. A violência física ainda é a mais incidente, com 26.939 registros, o que equivale a 56,65% das denúncias.
A incidência é de 515,94 casos de violência para cada 100 mil mulheres em todo o estado. Um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o Pará ficou em terceiro lugar no ranking nacional de violência contra a mulher.
Violência contra mulher é pauta de seminário
Os alarmantes números de agressão contra mulher foram tema esta sexta-feira (19) de palestra proferida pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, durante o último dia do II Seminário Amazônico Interdisciplinar Sobre Violência Cometida Contra a Mulher. O evento compôs a programação do I Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (Coesa), ocorrido na Universidade Federal do Pará, em Belém.
Na ocasião, Helio Franco ressaltou que a violência praticada contra a mulher causa impactos em toda a sociedade, como o medo e a insegurança, que podem refletir negativamente na produção do trabalho e, por tabela, na situação econômica da família, gerando à mulher e aos filhos, se houver, traumas que podem ser devastadores para o resto da vida. “Entre as consequências estão a dificuldade de se relacionar com outras pessoas, depressão e tentativa de suicídio. Se acontecer a morte dessa mulher, tudo piora e o destino das crianças pode ser o pior possível”, alertou.
TJE adere à campanha nacional contra violência à mulher
O Tribunal de Justiça do Pará, através da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, lança no próximo dia 19 de novembro a campanha “Compromisso e Atitude no Enfrentamento à Impunidade nos Crimes de Violência Contra as Mulheres”.
A campanha é proposta pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, e objetiva fazer o enfrentamento à impunidade, e atuar na responsabilização de agressores e assassinos de mulheres no país.
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.