Divisa mt/pa- MORTOS E FERIDOS EM CONFRONTO ENTRE INDÍGENAS MUNDURUKU E POLICIAIS FEDERAIS NA REGIÃO DO TELES PIRES



Informações preliminares dão conta da morte de dois indígenas mundurucus e vários feridos em uma ação da Polícia Federal contra garimpos ilegais na região do Alto Tapajós e rio Teles Pires, na divisa entre o Mato Grosso e o Pará.

Segundo o  blog de Jota Parentea partir de informações do jornalista Fleury Colares (TV Tapajoara, afiliada da TV Record em Itaituba, Pará), os agentes abordaram os índios, inicialmente em uma balsa que extraía ouro ilegalmente na Terra Indígena.

Pelo menos cinco balsas que atuavam naquela região teriam sido explodidas pela Polícia Federal que realiza a “Operação Eldorado” que combate a extração de ouro em garimpos em terras indígenas.

Ainda segundo informações, os índios mantinham relações comerciais com os dragueiros, aos quais vendiam produtos como farinha e peixe. O clima de revolta também teria se acirrado com a tomada de uma das aldeias Mundurukus por mais de 200 agentes armados. 

Um agente da Polícia Federal ferido com uma flexa e vários indígenas feridos teriam sido levados para a cidade de Alta Floresta, no Mato Grosso.

Na região do Alto Tapajós e no rio Teles Pires o governo federal pretende construir um complexo com diversas hidrelétricas.

OBS.: Última atualização as 17:00 HS
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.