Sexo- "HOJE NÃO, AMOR"


Um novo estudo feito com 3500 mulheres, de 18 a 60 anos, em dez cidades, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), em parceria com a Danone Research revela que distúrbios intestinais, como a prisão de ventre, afetam a vida sexual de 57% das entrevistadas.

Dessas, 22% dizem que perdem o apetite sexual e 17% deixam de ter relações sexuais. 

“É totalmente compreensível. Com a prisão de ventre a mulher fica desconfortável, com dores, se sentindo inchada e cansada. Ficam irritadas, sentem-se feias e ainda temem que algum efeito colateral se manifeste justamente na hora H”, explica a ginecologista Daniela Gonçalvez Azevedo.

“Não dá pra transar quando fico muito tempo sem ir ao banheiro. Fico inchada e morro de medo de passar vergonha de alguma forma... Bom, dá pra imaginar como”, confessa a engenheira Mariana Moraes, de 28 anos.

A maioria confessa que não conversa sobre o assunto com o parceiro e prefere inventar uma TPM ou qualquer outro motivo. “Com essa vergonha de falar de assuntos intestinais, elas minimizam a importância do desconforto e não procuram ajuda”, explica a psicoterapeuta Silvia Helena. “No inconsciente feminino, ela deixará de ser desejada se fizer coisas sujas”.
Desde sempre você ouviu que mulheres dizem não ao sexo quando estão com dor de cabeça. E, às vezes, até inventam a tal dor. Mas o buraco é mais embaixo: a desculpa universal para dispensar o parceiro pode ser um eufemismo para outro tipo de desconforto.
Essa é a explicação pela qual 20% das entrevistadas afirmam esperar que o problema passe sozinho, sem buscar orientação médica.  “Mesmo com intimidade, tenho medo que ele perca o encanto por mim”, justifica Brunna Mastandea, arquiteta.

À medida que elas desprezam os estímulos do intestino, eles vão se apagando. Quando finalmente se sentem confortáveis, no banheiro de sua casa, é o intestino que não quer trabalhar. A memória do organismo registrou que ele deve segurar os estímulos. E aí o bloqueio cultural se transforma numa doença crônica.

Além disso, os impactos dessa retenção indesejada vão além da vida sexual. Prejudicam a concentração no trabalho e a qualidade do sono. 

Então, atenção! Mulheres que dizem com muita frequência “hoje não” podem estar com a cabeça ótima, mas o intestino não. Se essas desculpas te incomodam e vocês têm intimidade, talvez seja hora de iniciar uma sutil conversa. Coragem!
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.