Belém/pa- SEMA AUTUA MAIS DE 50 MADEREIRAS


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) bloqueou e autuou a empresa Tecniflora Ltda, estabelecida em Anajás, região do Marajó, e interditou seu Plano de Manejo florestal pelo comércio e utilização de 151.819,33 metros cúbicos de madeira ilegal, advindos de áreas não autorizadas.

Outras 54 empresas de vários municípios paraenses, envolvidas na aquisição dos créditos, foram também autuadas e bloqueadas. Este crime ambiental é conhecido por “esquentamento de madeira”, que é quando uma empresa utiliza créditos florestais de uma área de manejo florestal autorizada para “acobertar” madeira explorada ilegalmente de outro local, geralmente áreas de florestas exploradas sem autorização ou de desmatamento ilegais.
 
Os detalhes sobre o processo que resultou no bloqueio e autuação da empresa serão repassados à imprensa durante coletiva na manhã desta sexta-feira, 20, concedida na sede da Sema, em Belém.
 
A Tecniflora - empresa que teve Plano de Manejo Florestal aprovado, após vistoria da Sema na área e avaliação documental, obteve autorização de exploração florestal com créditos de madeira - começou a ser investigada quando a Diretoria de Fiscalização da Sema, por meio da sala de monitoramento, identificou indícios de irregularidades na execução do plano de manejo, sendo a principal o fato de ter sido constatado em campo que a área possuía menos de 5% da floresta explorada e muitas das toras das árvores ainda permanecerem na área, apesar de ter comercializado quase todo o crédito florestal com 54 empresas.

Fonte: Agência Pará
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.