Itaituba/PA- NA POLÍTICA NÃO EXISTE AMIZADES, EXISTE CONVENIÊNCIAS!

http://pedroitb.blogspot.com.br/
http://pedroitb.blogspot.com.br/


Ingênuos são os que pensam que existe amizade sincera no mundo da política. Logicamente, toda regra tem lá suas exceções; em política, os valores, agregados à amizade, ocupam o terceiro plano. Ou outro plano. 
No geral, ninguém é verdadeiramente amigo de  ninguém, falando politicamente, a não ser que lhe convenha.

A amizade no meio político é sempre circunstancial e temporária; motivada por interesses, ou seja, funciona como um cata-vento, mudando de direção conforme as correntes de ar. E para tal tudo é válido, incluindo a mentira, a falsidade, a deslealdade, a traição. Os amigos são temporários, e para constatarmos este feito, basta tão somente olhar para os lados!
Não se admire se, ao deparar-se com alguém falando mal de quem "sempre apoiou", ou aquele falso que está ganhando dinheiro como fornecedores, funcionários, assessores, entre outros. (Diariamente escuto cada uma). Acha isso estranho? É a política!

O fato é que a atmosfera do poder, se não torna a amizade impossível, por certo cria climas muito desagradáveis. Amigos exigem muita atenção, consideração, compreensão e, politicamente tais expectativas são perfeitamente justas e adequadas, no contexto social, mas no contexto política, que, em sua lógica própria não as reconhece, tornam-se politicamente onero$a$.

Por estas razões, amigos de quem detém o poder estão sempre "à beira da decepção", sempre na iminência do rompimento da amizade.

É que na lógica da política, após uma eleição, o gestor público, passa a ser o governante de todos: dos que o apoiaram e dos que se opuseram. Com essa autoridade, pode convidar adversários para integrar sua administração. Afinal, a adesão de um adversário sempre significa um enfraquecimento do bloco de oposição, senão quantitativo, por certo qualitativo.

Sem contar que os novos amigos serão infinitamente mais pacientes, fies, e compreensivos que os antigos “amigos”. Diferentemente destes, os inimigos não podem se dar ao luxo de ficar “à beira da decepção”.

Concluindo no mundo da política, inimigos são mais úteis que os amigos.
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.