Cultura- Homens travam batalhas sangrentas para atrair as mais belas pretendentes em tribo na Etiópia



1
Para a maioria das mulheres, um buquê de flores e um jantar à luz de velas é mais do que suficiente para o ritual de conquista antes de um relacionamento, mas as coisas não são assim tão simples na tribo Surma, na Etiópia.
2
Os homens precisam travar batalhas violentas, que podem acabar com a morte dos oponentes, para deixar uma boa e forte impressão nas mulheres da tribo.
3
O ritual é chamado de donga, assim como a vara que os guerreiros usam para acertar seus oponentes.
As lutas ocorrem após a colheita ser terminada e são exclusivas para os homens da tribo Surma, no sul do vale do rio Omo, segundo informações do tabloide britânico Daily Mail.
4
Antes das lutas, porém, há um primeiro ritual a ser realizado pelos homens: a refeição de sangue, que consiste em beber cerca de dois litros de sangue fresco de vaca, tirados na hora da garganta do animal.
O fotógrafo Eric Lafforgue, que capturou essas imagens incríveis, conta que “o guerreiro tem que beber de uma só vez, pois o sangue coagula rapidamente. Às vezes, eles não conseguem beber tudo em um bocado e acabam vomitando”.
5
Após o ritual de sangue, os homens tomam um banho de rio e se cobrem com pinturas corporais para realçar sua beleza e virilidade. Os lutadores da donga “atraem as mulheres mais bonitas da região e elas torcem para ser escolhidas pelo campeão”, explica o fotógrafo.
— A questão não é se casar, mas flertar.
6
A maioria dos guerreiros luta sem roupas, a fim de mostrar a sua bravura. “Um lutador pode desafiar quem ele quiser para um duelo e acertar qualquer parte do corpo do adversário”, acrescenta Lafforgue.
— Há apenas uma regra que proíbe acertar um adversário que esteja caído.
7
Ao longo do dia, as lutas vão se tornando mais violentas, em parte, porque a tradição diz que os guerreiros devem tomar bebidas alcoólicas para despertar a coragem e a bravura dos homens.
8
Muitos dos guerreiros terminam as lutas cobertos de sangue e com feridas por todo o corpo, mas, de acordo com o costume local, não demonstram sentir dor.
9
Em alguns casos, os guerreiros chegam até mesmo a morrer e suas famílias são indenizadas, geralmente, com 20 vacas ou com uma menina da família do oponente.
Homens usam até armas pra impedir que as coisas saiam do controle.
10
No final das lutas, os campeões apontam suas varas na direção das meninas que gostam e, se ela colocar um colar em torno da vara, isso significa que ela está feliz por ter sido escolhida.
“As mulheres podem recusar, mas ser escolhida é uma honra. Elas possuem marcas no corpo que são consideradas um importante sinal de beleza na cultura de Surma”, diz o autor das fotos.
r7.com
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.