Espermatozóide gigante de 17 milhões de anos é encontrado na Austrália


Ciência - Espermatozóide gigante de 17 milhões de anos é encontrado na Austrália

O notável sítio Riversleigh World Heritage, em Queensland, na Austrália, guardava algo incrível para ser descoberto - um espermatozóide gigante. 
O esperma veio de minúsculos camarões que viveram pelo menos 17 milhões de anos atrás.
O espermatozoide estava fortemente enrolado dentro dos órgãos sexuais dos crustáceos de água doce fossilizados, que são conhecidos como ostracodas. 
"Estes são os mais antigos espermatozóides fossilizados já encontrados no registro geológico", diz o professor Mike Archer, que escava em Riversleigh por mais de 35 anos. 
"Os depósitos fósseis de Riversleigh foram o local da descoberta de muitos animais australianos pré-históricos extraordinários, como ornitorrincos dentados e cangurus carnívoros. Então, nós estamos acostumamos a surpresas inesperadas que aparecem lá", explicou.
Dentro dos mesmos foi possível analisar o núcleo que continha os cromossomis e o DNA dos animais. 
Também estão preservados os órgãos Zenker - bombas quitinosas-musculares utilizadas para transferir o esperma gigante para o sexo feminino. 
Os pesquisadores estimam que o espermatozoide tinha cerca de 1,3 milímetros de comprimento, aproximadamente o mesmo comprimento ou um pouco mais do que o próprio ostracoda - proporcionalmente gigante ao animal que o produziu. Já imaginou ejacular um espermatozóide do seu tamanho?
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.