Operação Castanheira combate crimes ambientais em Novo Progresso no Pará


Operação Castanheira combate crimes ambientais em Novo Progresso no Pará

De acordo com o MPF, uma quadrilha agia invadindo terras públicas. Pericias apontam que dano ambiental ultrapassa R$ 500 milhões.

Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Receita Federal e Ministério Público Federal iniciam nesta quarta-feira (27) a Operação Castanheira, em Novo Progresso, sudoeste do Pará. O objetivo é combater grilagens de terras e outros crimes ambientais. Segundo o Ministério Público Federal, o grupo chegou a invadir áreas públicas protegidas, como a Floresta Nacional Jiamanxim. Perícias apontam que dano ambiental no município ultrapassa R$ 500 milhões.
Na operação estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, 11 de prisões preventivas, três prisões temporárias e quatro conduções coercitivas. Outras diligências estão sendo realizadas nas cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. A Polícia Federal ainda não totalizou o número de presos na operação, mas informou que os suspeitos devem ser transportados de Novo Progresso para Belém em avião da Polícia Federal.
De acordo com o MPF, uma quadrilha invadia terras públicas e realizava queimadas para a formação de pastos. Posteriormente, a área era loteada e revendida a produtores e agropecuaristas. Os envolvidos deverão ser indiciados pelos crimes de invasão de terras públicas, furto, sonegação fiscal, crimes ambientais, falsificação de documentos, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. As penas dos acusados podem ultrapassar 50 anos de reclusão.
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.