A 5ª Conferencia Nacional de Saúde Indígena (CNSI) está acontecendo (12 e 13 de junho) no Hotel Fazenda Maloquinha. No primeiro dia, o evento contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMDAS) através da secretária Uzalda Miranda e assistente social Luziane Maria Pereira Mota que abordou o eixo temático do Controle Social sobre os direitos conquistados na saúde indígena.
A CNSI tem como objetivo aprovar diretrizes para as ações de saúde executadas nas aldeias, por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Além disso, a conferência é um espaço para debates sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
As conferências de saúde são espaços amplos e democráticos de discussão, avaliação e proposição de novas políticas de saúde. O evento é uma preparação para a etapa nacional, programada para o período de 26 a 30 de novembro de 2013, em Brasília.Neste período, conselheiros de todo o país discutirão o tema central “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”, e os quatro eixos temáticos da conferência.



0 comentários:
Postar um comentário
Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.