Belém/PA- GREVE DOS POLICIAIS CONTINUA


(Foto: Thiago Araújo/Diário do Pará)
A sessão ordinária de ontem da Assembleia Legislativa terminou com a aprovação do pagamento de remuneração pecuniária aos policiais civis que têm diploma de Nível Superior - direito assegurado inclusive pela Justiça, e que não vem sendo cumprido pelo governo estadual -, porém com nenhuma perspectiva do fim da greve da categoria, que já dura 15 dias. 
Isso porque o Projeto de Lei Complementar (PEC) enviado pelo Poder Executivo à AL acrescentando dispositivos à Lei 022/1994, “que estabelece normas de organização, competências, garantias, direitos e deveres da Polícia Civil do Estado do Pará”, aprovado na íntegra ontem com 29 votos (e cinco abstenções), não continha boa parte do que foi discutido entre o Sindicato dos Servidores Públicos da Polícia Civil (Sindpol) e representantes das secretarias de Administração (Sead) e Segurança Pública (Segup) em reuniões realizadas nas duas últimas semanas em busca de um consenso que encerrasse a paralisação - como, por exemplo, o pagamento de abono também aos servidores de nível Fundamental e Médio.
A oposição articulou uma forma de tentar atender a mais reivindicações dos policiais - que ocuparam a galeria da AL por toda a manhã e ainda a porta do prédio, com carro som -, e a bancada do PT chegou inclusive a propor um projeto mais completo em substituição ao do Estado, cujos artigos modificativos foram transformados em emendas de plenário e submetidas à votação do parlamento. 
A maioria presente rejeitou as modificações, e os representantes da categoria então seguiram para o Hangar - Feiras e Convenções da Amazônia, onde acontece o I Simpósio Amazônico de Enfrentamento a Organizações Criminosas, evento da Segup que vai até amanhã. Enquanto isso, uma sessão extraordinária foi convocada e nada menos que seis projetos do Executivo, até pouco antes das 14h, foram aprovados - todas com aval da Comissão de Justiça e Comissão de Finanças da casa, realizada na segunda, 9, à tarde.
Protestos no Hangar continuam hoje
No Hangar, a mensagem era clara: “Belém, a capital mais violenta do mundo. Jatene, a culpa é sua!” era a frase escrita na faixa estendida pelos policiais civis. O comando de greve formado por membros do Sindpol se posicionou em protesto em frente ao complexo com o objetivo de chamar atenção de autoridades da área de Segurança Pública e representantes de vários estados do País presentes ao evento. “Viemos até aqui para mostrar a essas autoridades a insatisfação do policial civil. Mostrar que a realidade não é essa que eles mostram. Ninguém aqui está exigindo nada de absurdo. Apenas queremos ter os nossos direitos respeitados, o que há muito tempo não acontece”, explicou o diretor do Sindicato, José Pimentel. 
Por volta das 16h, os policiais então decidiram entrar e ocupar o auditório onde o Simpósio era realizado. Lá, panfletos informativos contendo toda a pauta de reivindicação da categoria foram distribuídos aos participantes. 
Os policiais garantiram que hoje (11) a partir das 9h, cerca de mil grevistas vão se reunir novamente em frente ao Hangar para continuarem os protestos. As blitz nas delegacias também continuam. De acordo com Pimentel, o objetivo é acompanhar os colegas de trabalho que ainda permanecem na ativa, para respeitar o percentual de 30% que precisa continuar atuando.
(Diário do Pará)
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.