Itaituba-PA- Projeto horta comunitária

PROJETO HORTA COMUNITÁRIA


Itaituba tem muitos terrenos baldios que enfeiam a cidade e se torna depósitos de lixos, criando um aspecto horrível pois estão se tornando lixões a céu aberto.

Existe uma saída para transformar o “útil em agradável”. Se a prefeitura através da Secretaria de Agricultura procurar colocar em prática e procurar ajudar, tenho plena certeza que dará certo: TRANSFORME O TERRENO BALDIO AO LADO DE SUA CASA EM UMA HORTA.

Nossa população principalmente as de classes mais baixas, são constituídas de agricultores que por falta de incentivo, abandonaram suas terras e vieram para a cidade.

Transformar os terrenos baldios em HORTAS COMUNITÁRIAS, além de embelezar a cidade, irá produzir alimentos e quem sabe renda para essas famílias. Quer uma prova? Todo ano é uma disputa para se conseguir um pequeno pedaço de terra por trás do aeroporto, e a disputa é tão grande que tem gente vendendo até seu espaço.Conheço muitas famílias que todo ano planta lá e vendem seus produtos, gerando uma renda bastante razoável, além de ter o que comer no dia a dia.

– Vizinhos, comunidades organizadas e outros grupos de pessoas interessadas em ter uma horta coletiva podem contar com assistência técnica da Prefeitura de Itaituba. Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e técnicos dão todo suporte necessário as famílias interessadas em transformar terrenos ociosos em áreas de produção de alimentos.

“As vantagens das hortas vão além do alimento. É um método barato de eliminar terrenos baldios,  que muitas vezes viram depósitos de lixo e de foco de mosquitos na cidade.Além de ser um exercício de cidadania quando envolve grupos de pessoas”.

A renda não é um critério para se ter uma horta comunitária. “A Prefeitura só não faz atendimento individual” . Para ter o apoio da Prefeitura, basta ter um grupo de pessoas interessados e a autorização do proprietário do terreno ou através de Contrato de Comodato, autorização do proprietário, ou até mesmo de um decreto. Vale ressaltar que o proprietário que não colaborar, será obrigado a cercar e zelar pelo seu terreno.

O custo de um projeto como este é muito baixo, pois temos uma Secretaria de Agricultura e técnicos para dar suporte,basta querer fazer.
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.