Itaituba/pa- JUNIOR RIBEIRO COM A REPORTÁGEM SOBRE OS ÍNDIOS DO TELES PIRES, FORAM DESTAQUES NO II SEMINÁRIO DE JORNALISMO EM SANTARÉM/PA





Reportagem feita pela TV Record Itaituba na Aldeia Teles Pires é citada no II seminário de jornalismo em Santarém.

Uma reportagem feita pelo repórter Junior Ribeiro da TV Record Itaituba na Aldeia Teles Pires foi citada no II seminário de jornalismo em Santarém pelo renomado jornalista paraense Manuel Dutra que destacou a importância da imprensa regional que mesmo sem grandes estruturas faz um bom trabalho divulgando os grandes acontecimentos.

Seminário em Santarém.
Nos dias 23 e 24 de Novembro aconteceu na cidade de Santarém o II Seminário de Jornalismo e Mídia Trainning do Oeste do Pará com a realização do Sindicato dos Jornalistas do Pará – SINJOR/PA, com organização da Agência Pódium. Os profissionais da Imprensa de Itaituba, da escrita, telejornalismo, radio jornalismo e Blogueiros se destacaram como a segunda maior delegação do Seminário com 19 profissionais inscritos.
Jornalista Manuel Dutra.
Manuel Dutra avaliando a imprensa na região disse que Itaituba representa muito mais força midiática do que Santarém pelo excelente nível dos seus profissionais. As oficinas foram ministradas por Sheila Faro (Assessoria de Imprensa), Rogério Paiva(telejornalismo), a edição jornalística e suas implicações penais com Albanira Coelho, Mídia training (Rosa Cardoso, Assessoria digital WEB 2.0 (Luciano Santabrigida, e culminando com o tema principal do evento que foi o tema Ética e Jornalismo: Fronteiras da cidadania com a renomada repórter global Cristina Serra acompanhada na mesa dos debates pelos jornalistas Jota Ninos e Manuel Dutra.
Cristina Serra; Jota Ninos e Manuel Dutra.
O renomado Jornalista Manuel Dutra em sua palestra citou uma reportagem feita pelo repórter JUNIOR RIBEIRO da TV –RECORD ITAITUBA na ALDEIA TELES PIRES, segundo ele a reportagem foi bem produzida e abordou um tema muito importante que foi o resultado da operação ‘ELDORADO’ realizada pela Policia Federal na Aldeia, a matéria foi veiculada a nível estadual com grande repercussão.
Reportagem da Record na Aldeia Teles Pires
No dia 06 de Novembro (terça feira) a Policia Federal realizou a operação denominada “ELDORADO” nos Estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.  A operação foi voltada à desarticulação de uma organização criminosa dedicada à extração ilegal de ouro e posterior comercialização do metal precioso no Sistema Financeiro Nacional.
Agentes da PF em Itaituba-PA
No Pará a operação foi realizada nos municípios de Itaituba, Novo Progresso e Jacareacanga, onde compras de ouro foram fechadas e os proprietários detidos. Durante a operação, o momento mais tenso aconteceu na aldeia Teles Pires, localizada na divisa do Mato Grosso e Pará, onde um índio foi morto pelos agentes da PF.
Agentes da PF na Aldeia Teles Pires

Passado mais de 15 dias da operação ‘Eldorado’ uma equipe da TV RECORD ITAITUBA foi até a Aldeia TELES PIRES para saber como estão vivendo os índios após a operação. Tivemos a companhia do jornalista Anderson Pantoja que intermediou a entrada da equipe na aldeia. Saímos de Itaituba na manhã de terça feira, 20, as 10hmin, depois de uma hora de voo pousamos em Jacareacanga, pegamos Adonias Kabá Munduruku, membro de uma comissão que foi criada para apurar a forma que a operação foi realizada na Aldeia.
Aldeia Teles Pires vista do alto
Em seguida decolamos rumo a Aldeia Teles Pires que fica entre Mato Grosso e Pará, do alto deu para ver as balsas e as dragas queimadas na operação. Ao chegarmos à aldeia fomos recebidos por dezenas de crianças e lideres que queriam saber o objetivo da viagem. Logo fomos levados para o local onde o índio ADENILSON KRIXI MUNDURUKU foi morto pelos Agentes da Policia Federal. Os agentes da PF chegaram pelo Rio e subiram em uma balsa que estava ancorada em frente à Aldeia de onde efetuaram vários tiros contra os indígenas.
Local onde o indio foi baleado.
LEONARDO APIAKÁ BURÔ contou a nossa reportagem como tudo aconteceu, segundo ele viu quando Adenilson foi alvejado com três tiros, um dos disparos teria sido feito pelo Delegado da Polícia Federal ‘Muriél’ que teria disparado na cabeça de Adenilson que depois de ser alvejado caiu no Rio já morto. Já ROSENILDA BURÔ uma das lideres da Aldeia, disse que, os índios estavam se preparando para receber a Policia Federal, quando foram surpreendidos com vários disparos, ela afirma que um dos policias pediu para não atirar dizendo “não atira tem crianças”, mas não surgiu muito efeito juntos aos seus colegas.
Leonardo Apiaká e Rosenilda Borô
LUÍZ WARÔ, de 82 anos, é o mais velho da Aldeia, em sua língua ele contou a nossa reportagem que foi agredido chingado e empurrado. Até hoje está assustado e não dorme direito e teme a chegada de qualquer aeronave que pouca na aldeia. SONIA PALECY APIAKÁ é mãe da pequena SANDRA de 05 anos, a menina assustada fugiu para mata, e ficou perdida por mais de 10 horas.
Luíz Warô e Sonia Palecy

ADENILSON KRIXI MUNDURUKU, de 28 anos, foi alvejado varias vezes às margens do Rio Teles Pires que passa em frente à Aldeia. O corpo caiu na água e só foi encontrado quase 24 horas depois.
Corpo de Adenilson Krixi

Ele era casado há 10 anos com IVETE SAW MUNDURUKU e tinha 04 filhos, ela conta em sua língua nativa que foi avisada da morte do marido por um dos filhos e quando viu seu marido morte entrou em desespero. O IRMÃO DE ADENILSON, DANILO KRIXI TAMBÉM FOI ATINGIDO POR TIROS DE BALA DE BORRACHA. Ele mostrou as marcas que ficaram em seu corpo.
Ivete Munduruku e Danilo Krixi

O Capitão da Aldeia Teles Pires BASILIO SAW (BAXIXI) disse que todos estão assustado e COM medo de falar sobre o assunto. LAMENTA TUDO INCLUSIVE A PERDA DAS BALSAS E DRAGAS QUE estavam no Rio. ELAS ajudavam a comunidade NA compra DE farinha, frutas e peixe disse o capitão.
Basilio Warô (capitão da Aldeia)

Os indígenas relataram que os policiais arrobaram a casas de onde levaram faca, facão e espingardas que eram utilizadas para caça, danificaram o motor de luz da comunidade, entraram no posto de saúde e na escola e QUEBRARAM o telhado. Os índios contam que estão passando necessidades e estão quase sem transportes.
Resultado da operação Eldorado

Devido a grande repercussão da operação 'Eldorado' na Aldeia Teles Pires a Policia Federaldivulgou um vídeo que mostra uma reunião com as lideranças, o assunto seria a entrada dos agentes na Aldeia que iriam explodir as Dragas e Balsas.
Reunião entre indios e agentes da PF
Depois foi divulgado pela assessoria de comunicação da Policia Federal uma nota dando a versão do que teria acontecido na Aldeia, segundo a PF os agentes teriam sido atacado primeiro pelos índios, publicaram fotos de flechas, facões e algumas espingardas apreendidas com os índios.http://www.dpf.gov.br/agencia/noticias/2012/novembro/nota-a-imprensa-operacao-eldorado.
Em seguida a Policia Federal divulgou escutas telefônicas entre duas pessoas investigadas pela PF, a primeira é de duas mulheres que falam que a ordem do cacique camaleão era para enfrentar quem entrasse na aldeia. Em outra escuta o cacique pede para que um homem deposite dinheiro em seu nome.
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.