Google Analytics mostra 827.818/mês - G+ 109.310.148 visualizações no Pedro Fernandes

google-analytics-Google+-pedro-fernandes

Google Apps Script: Rastreamento complemento uso com o Google Analytics


Marcadores: desenvolvedores, 
O texto abaixo foi publicado originalmente no Google Code Blog. 

Nota do editor: Postado por Romain Vialard, um perito desenvolvedor Google e desenvolvedor de Yet Another mala direta, um Google Fichas de add-on.

Google Apps Script torna mais fácil para criar e publicar complementos Sheets Google Docs, e formulários.Existem hoje centenas de add-ons disponíveis e muitos estão chegando a centenas de milhares de usuários. Google Analytics é uma das melhores ferramentas para aprender o que mantém os usuários engajados e que deve ser melhorado para fazer um add-on mais bem sucedido.

Cookies e Identificação do Usuário

Add-ons são executados dentro Sheets Google Docs, e formulários, onde eles podem mostrar conteúdo em caixas de diálogo ou barras laterais. Estas interfaces personalizadas são servidos pelo serviço Apps Script HTML, que oferece HTML do lado do cliente, CSS e JS com algumas limitações.

Entre essas limitações, os cookies não são persistentes. O cookie do Google Analytics será recriado cada vez que um usuário reabre o seu diálogo ou barra lateral, com um novo ID do cliente de cada vez. Então, o Google Analytics vai ver cada nova sessão como se iniciado por um novo usuário, ou seja, o número de sessões eo número de usuários deve ser muito similar.

Felizmente, é possível usar localStorage para armazenar o ID do cliente - a melhor maneira de manter as informações do usuário, em vez de cookies. Após esta alteração, as métricas de utilização deve ser muito mais precisos.

Add-ons também pode ser executado através de gatilhos, a execução de código em um intervalo recorrente ou quando um usuário realiza uma ação como abrir um documento ou de responder a um formulário Google. Nesses casos, não há nenhum diálogo ou barra lateral, assim que você deve usar oGoogle Analytics Measurement Protocol (ver políticas sobre o uso deste serviço) para enviar dados de interação do usuário diretamente para os servidores do Google Analytics através do serviço UrlFetch no Google Apps Script.

A ID do cliente também é necessário, nesse caso, então eu recomendo usar o Apps Script serviço propriedades do usuário. A maioria dos exemplos na web mostrar como gerar uma identificação única para cada cliente chamada para Analytics, mas isso não vai lhe dar uma contagem de usuários precisa.

Você também pode enviar o ID do cliente gerado no lado do cliente para o servidor, de modo a utilizar a mesma ID do cliente para cliente e servidor chamadas para Analytics, mas, nesta fase, o melhor é contar com o opcional ID do usuário no Google Analytics. Enquanto a identificação do cliente representa um cliente / dispositivo, o ID do usuário é exclusivo para cada usuário e pode ser facilmente utilizado em add-ons como os usuários são autenticados. Você pode gerar um ID do usuário no lado do servidor, armazená-lo entre as propriedades de usuário, e reutilizá-la para cada chamada de Analytics (tanto no cliente e do lado do servidor). 

Personalizado Dimensões e métricas
Em add-ons, que geralmente dependem de eventos de rastreamento e não page views. É possível adicionar diversos parâmetros em cada evento graças a categorias, ações, rótulos e valor, mas também é possível adicionar muito mais informação usando dimensões e métricas personalizadas.

Por exemplo, o Yet Another mala direta add-on é usado principalmente para enviar e-mails, e nós adicionamos muitas dimensões personalizados para entender melhor como ela é usada. Para cada nova campanha (lote de e-mails enviados), registamos dados ligados ao usuário (por exemplo, gratuito ou pagar o cliente, gmail.com ou o Google para o Trabalho / EDU usuário) e dados vinculados à campanha (por exemplo, tamanho de e-mail, rastreamento de e-mail ativado ou não). Você pode então reutilizar essas dimensões personalizadas dentro de relatórios e dashboards personalizados.
Clique para a versão em tamanho real
Uma vez que você começar a aproveitar tudo isso, você pode obter dados muito interessantes. Até outubro de 2015, Yet Another Mala Direta permite enviar até 100 e-mails por dia de graça. Mas nós descobrimos com Analytics que a maioria das pessoas que enviam mais de 50 e-mails em uma campanha foram realmente enviar 100 e-mails - toda a cota gratuita eles poderiam obter -, mas não conseguimos motivá-los a mudar para o nosso plano pago.

Clique para a versão em tamanho real

Como resultado dessa visão, nós reduzimos este plano gratuito para 50 e-mails / dia e ao mesmo tempo introduziu um programa de referência, permitindo aos usuários obter mais quota de graça (eles ainda não paga, mas eles convidar mais usuários, por isso é interessante para nós). Com esta mudança, temos melhorado muito a nossa receita e crescimento do usuário escalados.

Ou claro que também usa o Google Analytics para controlar a eficiência do nosso programa de referência.

Para ajudar você a começar a dar-lhe mais detalhes sobre seus add-ons, abaixo estão algumas páginas relevantes da nossa documentação sobre as ferramentas descritas neste post. Esperamos que esta informação irá ajudar os seus aplicativos se tornam mais bem-sucedida:
Postado por Romain Vialard,  Google Developer Expert. Depois de alguns anos passados ​​como consultor Google Apps, ele agora está focada em produtos para usuários do Google Apps, incluindo add-ons, comoYet Another mala direta e Form Editor


Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.