Cultura- MULHERES FAZEM A RETIRADA DO CLITÓRIS EM RITUAL RELIGIOSO


A retirada do clitóris é comum principalmente no Oriente Médio e na África
A religião sempre foi o ninho dos mais bizarros rituais, e o medo do divino sempre foi usado como arma de intimidação para subjugar o povo através de superstições e crendices. A prática da circuncisão feminina é uma dessas bizarrices, é difundida atualmente em 30 países, principalmente no Oriente Médio e na África.
No aniversário de Maomé, por exemplo, o ritual é feito de forma comunitária e as famílias de mais de 200 meninas recebem dinheiro para a circuncisão em massa em homenagem ao profeta. Os médicos usam tesoura para cortar partes do clitóris. Acreditam que as meninas não circuncidadas não podem permanecer puras depois de urinar e as orações jamais serão ouvidas.

A Organização Mundial de Saúde condena o ritual e considera uma barbárie. Muitas vezes o processo de cicatrização é longo e inseguro. O procedimento em si pode causar sangramento e infertilidade, e até mesmo levar à morte.
Desde 1997, o Egito proibiu a circuncisão feminina, exceto em casos de “necessidade médica”. Para driblar a lei e dar vazão às crendices religiosas, os pais recebem a visita de parteiras em casa, é muito mais barato do que no ambulatório. No entanto, pode ser fatal, uma vez que a operação é feita sem desinfecção e anestesia.
As imagens são muito fortes. Foram feitas pela fotógrafa Stephanie Sinclair, uma fotojornalista americana conhecida por explorar as questões mais sensíveis dos direitos humanos ao redor do mundo.
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.