Religião- RELIGIÕES ABRAÃMICAS



Simbolização das três religiões abraâmicas. 
As religiões abraâmicas, em ordem cronológica de fundação, são três: judaísmo, cristianismo e islamismo. São denominadas abraâmicas porque têm sua origem em comum no patriarca Abraão, por tanto as três, mesmo com diferentes doutrinas e dogmas, ainda são fundamentadas no velho testamento bíblico.
O monoteísmo também é algo em comum, ou seja, uma crença extremamente unitária em Deus, como o onipotente regente e criador do mundo.
O judaísmo é considerado como a religião dos descendentes de Jacó um dos netos de Abraão. Adotaram como escritura central a “torá” (lei, instrução), também chamada de bíblia judaica. A torá está presente em praticamente todas as ramificações do judaísmo. Livros da torá: Bereshit (Gênesis), Shemot (Êxodo), Vayikrá (Levítico), Bamidbar (Números) e Devarim (Deuteronômio).
O cristianismo tem como sua figura central Jesus, como uma personificação do Deus da trindade, no caso um filho legítimo de Deus.A bíblia é o escrito sagrado de todo cristão, considerada como a própria palavra divina escrita pelos homens, na maioria das vezes por um dos discípulos, com inspiração de Deus. A parte principal que rege o cristianismo está nos quatro evangelhos do novo testamento. O cristianismo de início, como parte do judaísmo, antes de evoluir para uma instituição religiosa em particular, no registro registro bíblico ficou a cabo de Pedro a pedido de Jesus o trabalho  de edificar a igreja, por isso se tem o conhecimento de Pedro como o primeiro Papa, “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (MT; 18-16). Durante todo o histórico do cristianismo o que antes era só a igreja católica passou a ter várias vertentes, como apostólicos, ortodoxos, protestantes, etc.
O islamismo tem suas doutrinas baseadas no Corão ou “Alcorão”. A religião foi criada pelo profeta Maomé na atual região da Arábia Saudita. O Corão é um livro com 114 capítulos (suras) onde esses capítulos reúnem revelações feitas pelo anjo Gabriel a Maomé. A região árabe na época era dividida em muitas tribos, todas politeístas (que acreditavam em vários deuse), por esta razão foi perseguido, mas no decorrer da história conseguiu unificar as tribos árabes e ser reconhecido como líder religioso, como o profeta.
                           
O que se pode concluir é que, essas três, que são as principais religiões do mundo, possuem as mesmas raízes, porém, nos dias de hoje uma não possui aceitação para com a outra, durante séculos são travados conflitos religiosos que perduram até o mundo contemporâneo, cada uma defende sua tese sobre a verdade divina. No meu entendimento a grande falha está na maneira como defendem suas teses, se baseando em outra passagem, de outro líder religioso. Acabam esquecendo que verdadeiramente suas raízes fazem com que elas sirvam a um mesmo Deus.
Espero que tenham gostado do artigo, e já avisando, futuramente serão lançados mais artigos que tem como tema a religião, e muitos deles podem ser motivos de contestações e divergências, então peço ao leitor paciência e aceitação às diversas opiniões. Busque informações e tenha a mente aberta e livre de preconceitos, a fé é uma coisa linda e incontestável, porém, tem muitas coisas que passam ocultas aos olhos da população, muitas coisas precisam ser revistas, e muitas coisas também precisam ser reveladas.
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.